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Rio

Design / 10.07.2020

Descrição

Trabalhei como UX / UI Designer neste projeto entre os anos 2019/20. A Rio Acessibilidade foi o produto conceito, pensado para as pessoas com deficiência em para se locomover que consistia em um aplicativo de planejamento e manutenção colaborativa, onde esta “app” funcionava como uma rede social para as pessoas, com base em suas experiências, indicasse os melhores lugares do Rio de Janeiro (Capital), que pudesse atender com conforto e adequação o público alvo deste.

O projeto foi um piloto, que envolveu a aplicações de conceito de pesquisa (UX), com ajuda de voluntários em negócio e desenvolvimento.

Fui responsável pelo planejamento e desenvolvimento do app, onde criei a arquitetura da informação, conteúdo, novo padrão visual e alinhamento estratégico com as demais áreas da empresa. No planejamento foram utilizados ferramenta para elaboração de personas, mapa de empatia e outros.

Cliente:

Prefeitura RJ

Serviços:

UX Research e UI

Função:

Product Design

Processo

  • Discovery
  • Estratégia de produto
  • Mapa de Empatia
  • Matriz CSD
  • Criação de persona
  • Definição MVP
  • Wireframes
  • Style Guide
  • Prototipagem
  • Teste de usabilidade
Objetivos alcancados
Discovery
80%
Personas
70%
Mapa de Empatia
80%
Style Guide
70%
Prototipagem
100%
Teste de usabilidade
100%
NPS (Cliente)
SUS (usabilidade)
+76,8%
Taxa de Tempo da Tarefa (TTR)

  • Fazer login;
  • Compartilhar um serviço;
  • Comprar um serviço;
Taxa de Sucesso da Tarefa (TSR)
+92%
Pesquisa (Discovery)
 

O processo de criação de um Product Discovery faz com que aquela ideia consiga ir além do escritório, já que é necessário conhecer o mercado e o seu público alvo, ouvindo o que eles têm para dizer sobre a solução proposta e levando as suas opiniões em consideração.

Etapas críticas no processo de design do produto, em razão do planejamento de forma direcionada, ou seja, da maneira certa para o público certo, ajuda a reduzir a incerteza em torno da solução. Destaco as seguintes fases deste processo realizada na RiO Acessibilidade:

Compreensão dos problemas dos clientes
Seleção das principais soluções
Validação das suas ideias por meio de experiências.

Os consumidores têm as principais preocupações sobre os serviços de faz-tudo: falta de informação e confiança de bons serviços. A maioria das pessoas, eventualmente, precisa de uma indicação, especialmente quando se trata de estabelecimentos que possuem infraestrutura adequadas a pessoas que precisam, então a UX deve ser o mais simples, rápido e acessível.

Métodos e Processos:
 

 

Estratégia de produto
Mapa de Empatia
Matriz CSD
Criação de persona
Definição MVP
Wireframes
Style Guide e prototipagem
Ilustração / iconografia
Teste de usabilidade

Construir, medir e aprender.

Usei os princípios Lean UX no desenvolvimento do app “Rio Acessibilidade” para focar nos usuários e em suas necessidades em cada fase do processo de design:

Formulação e validação de hipóteses.
Condução dos primeiros testes do usuário com rascunhos para revelar pontos problemáticos inesperados.
Construção do MVP.
Foco nos resultados da pesquisa para criar recursos que os usuários realmente precisam.
Desenvolvimento em um kit de ferramentas personalizado que inclui bibliotecas de esboço, painéis de inspiração compartilháveis e formulários de pesquisas do Google form.
Apresentação do trabalho usando notas adesivas, impressões ou esboços.

Wireframes de baixa fidelidade:
 

Esbocei cada iteração e adicionei os elementos e telas que eram necessários para atingir os objetivos dos usuários, para ver rapidamente quais ideias funcionavam melhor. Coloquei os esboços no Figma para construir um protótipo interativo e testei algumas histórias de usuário com três pessoas diferentes.

Resultados:

Os usuários aprovaram o uso das API´s para autenticação com as contas do facebook e google.
Os usuários valorizam a opção de ter uma visualização do mapa onde o estabelecimento se encontra;
Os usuários pediram a opção de opinar sobre os estabelecimentos em alguns pontos sobre a infraestrutura e o atendimento, além da qualidade do serviço em geral

Soluções de design:
 

Foram adicionados funcionalidades de interação em rede para avaliação dos usuários dos estabelecimentos e assim engajar tanto os usuários, quantos os estabelecimentos a evoluírem nessa relação multilateral proporcionada pelo app.

Uma nova experiência de uso foi elaborada e pensada para ser mais fluídas as inscrições necessárias, por parte de quem se cadastra, atraindo novos usuários e dando destaque a arquitetura de informação minimalista, atendendo uma regra importante da heurística de Nielsen.

O que aprendi com este projeto?
 

A pesquisa é obrigatória: — Eu não poderia ter desenvolvido um produto que os usuários amam sem a ajuda das pessoas que realmente o usarão. A pesquisa com usuários revelou informações inesperadas e possibilitou a adaptação do produto às necessidades dos usuários.

Personas são poderosas: — Estar ciente das necessidades e dos pontos fracos dos usuários me ajudou a criar uma experiência perfeita de ponta a ponta.

O usuário está sempre certo: — Realizar testes de usuários e avaliar o feedback dos usuários em vários estágios me ajudou a descobrir e eliminar pontos problemáticos nos estágios iniciais.