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BDM

Design / 10.07.2020

Descrição

O aplicativo é um sistema de compra de passagem do transporte público do Estado do Rio de Janeiro, onde o usuário pode adquirir essas passagens para se locomover em: ônibus, trem, metrô, barca, transporte alternativos (Vans), BRT, VLT e outros.

Seguindo os objetivos validados pelos stakeholders, foram implementados funções de melhorias baseado principalmente nas pesquisas de referência do mercado (benchmarking) para seguintes itens:

  • Histórico de compra
  • Compra nativa em pix e outros meios de pagamento, 
  • Biometria 
  • Senha PIN 
  • Outros.
Cliente:

Rio Card

Serviços:

UX Research e UI

Função:

Product Design

Processo

  • Briefing;
  • Planejamento e execução de pesquisas;
  • Entrevistas em profundidade;
  • Grupo Focal;
  • Card Sorting;
  • Fluxo de usuario;
  • Mapeamento da Jornada;
  • Protoripagem
  • Teste de usabilidade
Objetivos alcancados
Pesquisa Exploratória
90%
Grupo Focal
70%
Card Sorting
70%
Jornada e Fluxo do usuário
80%
Prototipação
100%
Teste de usabilidade
100%
NPS (Cliente)
SEQ (Escala de usabilidade 1 a 7)
+6.3
Intensidade do esforço mental
Clareza das instruções/informações
Facilidade de concentração na tarefa
Percepção de controle sobre a tarefa
Esforço mental após a realização da tarefa​
Taxa de Tempo da Tarefa (TTR)

  • Fazer login;
  • Compartilhar extrato;
  • Pedir Cartão;
Taxa de Sucesso da Tarefa (TSR)
+98%
Pesquisa Exploratória
 

Foram realizadas algumas entrevistas no intuito de entender melhor nosso público, que é bem diversos devido à natureza dos serviços prestados pela empresa.

Assim, elaboramos um roteiro, baseado principalmente na matriz CSD de informações alocada em nossa base de dados, com questões que explorassem a jornada do usuário desde o cadastro até a compra da passagem, incluindo o uso desta nos meios de transporte.

Chegamos a conclusão que alguns recursos do app, por exemplo, os meios de pagamentos, poderíamos acrescer novas funcionalidade, proporcionando além de opções para o usuário, facilidade para aquisição desta passagem.

Grupo focal
 

Ao conduzir o grupo focal para observarmos e interagimos, reunimos um pequeno número de pessoas para relatar o que “acharam” do app.

No geral o app tivemos sucesso na dinâmica e conseguimos extrair alguns insights utilizados posteriormente no desenvolvimento de um protótipo para validação da solução apresentada.

Card sorting
 

Esse processo permitiu que os participantes manipulassem os cartões em grupos e categorias diferentes. Após ordenar os cartões, eles explicam sua lógica em uma sessão de perguntas pensadas por moderadores para auxiliar na definição de um fluxo mais fluído de informações.

Jornada e fluxo do usuário
 

Antes de iniciar qualquer pesquisa, reproduzimos e mapeamos um fluxo de usuários que nossos clientes atualmente reproduzem para utilizar o app em todas as funcionalidades, visando estabelecer e determinar pontos críticos para proposição de melhorias e elevar o nível de experiência no uso do app. 

Prototipagem
 

A prototipagem seguiu o cronograma determinado pelo roadmap, em conjunto com as áreas interdisciplinares envolvidas. Procuramos utilizar e incrementar nosso guia de estilo e documentar tudo de forma que pudesse estar alinhado para o desenvolvimento estrutural e escalável.

Teste de usabilidade 

Para corroborar e validar as soluções desenvolvido pela equipe, tivemos um teste de usabilidade, com 7 participante, em uma sala de espelho, onde foi proposto objetivos em cada tarefa descrita no teste, no intuito de aferir o tempo, e as reações dos usuários, com a finalidade de melhorar ainda mais o produto em sua fase final