BDM
Design / 10.07.2020
Descrição
O aplicativo é um sistema de compra de passagem do transporte público do Estado do Rio de Janeiro, onde o usuário pode adquirir essas passagens para se locomover em: ônibus, trem, metrô, barca, transporte alternativos (Vans), BRT, VLT e outros.
Seguindo os objetivos validados pelos stakeholders, foram implementados funções de melhorias baseado principalmente nas pesquisas de referência do mercado (benchmarking) para seguintes itens:
- Histórico de compra
- Compra nativa em pix e outros meios de pagamento,
- Biometria
- Senha PIN
- Outros.
Cliente:
Rio Card
Serviços:
UX Research e UI
Função:
Product Design
Processo
- Briefing;
- Planejamento e execução de pesquisas;
- Entrevistas em profundidade;
- Grupo Focal;
- Card Sorting;
- Fluxo de usuario;
- Mapeamento da Jornada;
- Protoripagem
- Teste de usabilidade
Clareza das instruções/informações
Facilidade de concentração na tarefa
Percepção de controle sobre a tarefa
Esforço mental após a realização da tarefa
- Fazer login;
- Compartilhar extrato;
- Pedir Cartão;
Pesquisa Exploratória
Foram realizadas algumas entrevistas no intuito de entender melhor nosso público, que é bem diversos devido à natureza dos serviços prestados pela empresa.
Assim, elaboramos um roteiro, baseado principalmente na matriz CSD de informações alocada em nossa base de dados, com questões que explorassem a jornada do usuário desde o cadastro até a compra da passagem, incluindo o uso desta nos meios de transporte.
Chegamos a conclusão que alguns recursos do app, por exemplo, os meios de pagamentos, poderíamos acrescer novas funcionalidade, proporcionando além de opções para o usuário, facilidade para aquisição desta passagem.
Grupo focal
Ao conduzir o grupo focal para observarmos e interagimos, reunimos um pequeno número de pessoas para relatar o que “acharam” do app.
No geral o app tivemos sucesso na dinâmica e conseguimos extrair alguns insights utilizados posteriormente no desenvolvimento de um protótipo para validação da solução apresentada.
Card sorting
Esse processo permitiu que os participantes manipulassem os cartões em grupos e categorias diferentes. Após ordenar os cartões, eles explicam sua lógica em uma sessão de perguntas pensadas por moderadores para auxiliar na definição de um fluxo mais fluído de informações.
Jornada e fluxo do usuário
Antes de iniciar qualquer pesquisa, reproduzimos e mapeamos um fluxo de usuários que nossos clientes atualmente reproduzem para utilizar o app em todas as funcionalidades, visando estabelecer e determinar pontos críticos para proposição de melhorias e elevar o nível de experiência no uso do app.
Prototipagem
A prototipagem seguiu o cronograma determinado pelo roadmap, em conjunto com as áreas interdisciplinares envolvidas. Procuramos utilizar e incrementar nosso guia de estilo e documentar tudo de forma que pudesse estar alinhado para o desenvolvimento estrutural e escalável.
Teste de usabilidade
Para corroborar e validar as soluções desenvolvido pela equipe, tivemos um teste de usabilidade, com 7 participante, em uma sala de espelho, onde foi proposto objetivos em cada tarefa descrita no teste, no intuito de aferir o tempo, e as reações dos usuários, com a finalidade de melhorar ainda mais o produto em sua fase final